“É livre a manifestação do pensamento e da expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sendo vedado o anonimato. (CF 88).”

domingo, 30 de setembro de 2012

Relatório da ONU afirma que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxico


Relatório “Saúde nas Américas 2012”, elaborado pela Organização Pan-Americana da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), indica lacuna entre ricos e pobres; brancos, negros e indígenas; áreas urbanas e rurais; e entre homens e mulheres. Documento elogia políticas públicas como o SUS e o Programa Bolsa Família. 


O relatório alertou que Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. “As intoxicações agudas por agrotóxicos ocupam a segunda posição entre as intoxicações exógenas e, entre 1999 e 2008, 137.089 casos foram notificados”, apontou o documento. “Estas situações, bem como a demora para atender os acordos ambientais e as melhorias em saneamento, representam grandes desafios para a segurança ambiental e humana.

Para acessar o relatório em espanhol, clique aqui. Se preferir ler o documento em inglês, clique aqui.
Fonte: site da ONU.


Veja quais os alimentos ricos em agrotóxicos

Agrotóxicos: Pesticidas causam milhares de mortes


Retire o agrotóxico do que você come



Agrotóxico: os 10 alimentos mais perigosos
PATRICIA PATRIOTA

Um estudo divulgado esse ano pela ANVISA  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) colocou esses alimentos entre os mais perigosos para o consumo, por terem grande chance de sofrer contaminação excessiva ou uso errôneo de agrotóxicos. Aqui está, em ordem do mais perigoso para o menos, a lista dos top 10: pimentão (80,0%), uva (56,40%), pepino (54,80%), morango (50,80%), couve (44,20%), abacaxi (44,10%), mamão (38,80%), alface (38,40%), tomate (32,60%) e beterraba (32,00%).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a moderação

“É preciso entender que as leis servem apenas para orientar a nossa convivência, como sociedade. Mas nosso comportamento como pessoas depende de nossos valores, do uso de nosso discernimento e da nossa liberdade. Não dependemos de governos, partidos e líderes para sermos honestos e verdadeiros. Os valores morais é que nos mostram o caminho do bem e da verdade, são eles que impedem o ser humano de praticar atos ilícitos. Quando não são importantes na vida das pessoas, não há sistema que impeça um lamaçal de corrupção e de maldades.

Caráter, consciência, amor à verdade e ao próximo, generosidade, fidelidade, responsabilidade, respeito ao alheio, senso de justiça, são essas as virtudes que comandam a vida pública. Abandoná-las é decisão pessoal. Toda culpa é pessoal. Ela é decorrente do mau uso da liberdade. A culpa é tão intransferível quanto as virtudes. Nossa luta é convencer nosso povo a se comportar de acordo com essa visão ética. Por isso devemos sempre querer que os culpados sejam punidos.” (Sandra Cavalcanti, professora e jornalista, foi deputada federal constituinte.- O Estado de S.Paulo)

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,os-culpados--devem-ser-punidos-,798388,0.htm